Aos saciólogos de plantão, para conhecimento, participação e divulgação!

 

 

Mouzar Benedito escreveu uma carta aberta em nome da Sosaci e fez sugestões de brincadeiras para fazer em casa! (em anexo)

 

 

Atenção! A Festa do Saci e seus amigos de São Luiz do Paraitinga na sua 18ª edição está acontecendo todo o mês de outubro nas mídias sociais da SOSACI - Sociedade dos Observadores de Saci (Instagram, Facebook e YouTube) com vídeos, fotos, prosas, indicações de lives, oficinas, filmes e eventos outros.

 

Todos os domingos de Outubro, no canal do YouTube PROSINHAHISTORIA tem história nova do Saci para a meninada!

 

O programa Radinho Brasil de Fato, todo voltado a crianças, vai fazer uma edição sobre o Saci com a participação da sacióloga taubateana Chiara Conte, de 7 anos, que vai contar  aos amiguinhos como o saci perdeu uma perna.

 

A exposição OCUPASACY abre no dia 27, terça feira no Sesc Taubaté com visitação mediante agendamento e a SOSACI vem divulgando os vídeos da websérie.

Na sexta feira, dia 30/10, acontecerá o "Sarau Virtual", às 20h. Para participar utilize o aplicativo Zoom e acesse o link https://us02web.zoom.us/j/82197134198 ou no aplicativo utilize o ID 821 9713 4198.

 

 

E este ano, a SOSACI vai realizar o tradicional seminário anual sobre CULTURA CAIPIRA num formato diferente. 

 

 

Às 11h00 do dia 31 de outubro, sábado, Dia do Saci, o Saci e seus amigos convidam para uma prosa com o Prof. Ikeda: o pesquisador e professor de Culturas Populares Alberto T. Ikeda é o convidado deste bate-papo que integra a programação da Festa do Saci, organizada anualmente pela SOSACI - Sociedade de Observadores de Saci de São Luiz do Paraitinga. A conversa conta com a participação do jornalista, escritor e pesquisador Mouzar Benedito e do pesquisador, escritor e documentarista Rudá K. Andrade. A mediação é do documentarista Mário de Almeida e a organização da transmissão é de Gerson Ramos, editor do Canal Passaporte Caipira. Esta atividade é uma parceria entre a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e a Poiesis - Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

 

Tema: Cultura Caipira Hoje, um rápido recorrido sobre a constituição histórico-sociológica da cultura caipira e uma sinopse de expressões culturais tradicionais mais evidentes na contemporaneidade  (festas, rituais, danças, gêneros musicais e outras expressões), perpassando permanências e distanciamentos.  Vamos discutir a contemporaneidade, com, por exemplo, o movimento dos rodeios e dos “agro-boys”, dos caipiras-cowboys, da música country-“caipira”  e as “novas” duplas sertanejas em busca de uma suposta modernidade, e, do outro, o movimento das orquestras de viola caipira e da viola solista, como música instrumental e até sinfônica, no exemplo do Prof. Ivan Vilela e outros ótimos violeiros.

 

A conversa acontecerá via plataforma Zoom com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Sosaci Sociedade dos Observadores de Saci.

O público poderá interagir enviando perguntas e comentários pelo chat. 


A ideia é ser um bate-papo mais informal, no espírito da festa. A dinâmica proposta é uma fala introdutória do Prof. Ikeda, convidado da Festa, e na sequência a interlocução com os convidados-parceiros da Sosaci e público em geral.

 

Link do Canal 

▶️ https://youtube.com/channel/UC20SXLhz7GksEEnkDadBFwQ

 

 

Outros links da SOSACI

www.instagram.com/sosaci_slp  /  www.facebook.com/sosaci.observadores  /  www.facebook.com/sosaci.org

 

Na tarde do dia 31 de outubro, sábado, Dia do Saci, live (ou lives) surpresa… aguardem!

 

 

 

Às 8h00 do dia 01 de novembro, domingo:

Passeio Saciclístico: O tradicional passeio Saciclístico já realizado em SLP em todas as edições anteriores da Festa do Saci e seus Amigos acontece adaptado às necessárias regras de segurança e distanciamento exigidas no momento, com panorama dos marcos históricos e/ou referenciais de cidadania conduzido pelo experiente agente cultural e conhecedor das terras do Saci,  Eduardo Coelho.

Além da atividade física e do foco para uma vida mais saudável, natural e sem poluição, os participantes serão apresentados a histórias da cidade e da região, buscando a valorização da cultura local, regional e nacional.

WhatsApp Image 2020-10-29 at 10.41.06.jp